terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Na busca pelo sistema ideal, Caio Jr. prioriza a característica dos jogadores

Técnico do Grêmio fala sobre a mudança das duas linhas para o losango


Caio Júnior técnico do Grêmio no treino na pré-temporada em Bento Gonçalves (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Em apenas um treinamento da pré-temporada - no primeiro dia de trabalho em 2012 - Caio Júnior não distribuiu os titulares do Grêmio conforme o 4-4-2 em duas linhas ao estilo europeu. Mas, após a derrota para o Lajeadense na rodada inaugural do Campeonato Gaúcho, o treinador gremista modificou a estrutura tática.
Em entrevista coletiva concedida ao final do treino da tarde desta terça-feira, ele confirmou a mudança para o 4-4-2 com o meio-campo reproduzindo o desenho de um losango, conforme havia se percebido durante a atividade tática. Será desta forma que o Grêmio enfrentará o Canoas às 19h30m de quarta, fora de casa, pela segunda rodada do Estadual.
E Caio Júnior, buscando um sistema ideal, atribui a mudança à característica dos seus titulares.
- Pensei que vocês (repórteres) nem iam perceber (risos). Gosto de entrar nesses assuntos. Estou em busca de um sistema ideal. Sou adepto da velocidade, das jogadas pelos lados. Era isso que pretendia com o sistema que comecei o ano. Mas pela característica dos jogadores de meio e dos nossos dois atacantes este losango é o mais adequado. Estamos em uma fase de procurar o sistema ideal - afirmou.
Segundo Caio Júnior, a alteração privilegia jogadores como Marco Antonio e Kleber:
- Da forma como jogamos antes o Marco Antonio era o mais sacrificado. Nesse sistema ele vai jogar onde mais gosta, ele se vê ali, como um segundo ou terceiro do meio-campo. Ele tem essa capacidade física de chegar no ataque e marcar, vai chamar mais a atenção de quem assistir - disse, para completar:
- Para o Kleber não muda muito, ele e o Douglas jogam mais ou menos no mesmo espaço, é só questão mesmo de encontrar o entrosamento ideal para achar a movimentação certa.
Embora não descarte completamente utilizar-se de mais variações durante a temporada, Caio Júnior reiterou a necessidade de encontrar um sistema básico, o "ideal", de onde eventuais mudanças partirão conforme os jogos em andamento.
- Todo sistema tático é bom. No Campeonato Italiano vemos variações de todas as formas. Todo sistema é bom dentro das características dos jogadores escolhidos. É bom ter uma base, mas se o adversário se mostrar melhor em algo vamos buscar uma variação durante o jogo. Mas tenho a ideia de encontrar um sistema ideal - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário